Rinoplastia

2 de dezembro de 2013 as 03:25

rinoplastia-bh-plastica-nariz-bh

 

 

A cirurgia de rinoplastia é de natureza estética, realizada no nariz. O processo tem o objetivo de obter um resultado harmônico do rosto, fornecendo ao nariz os traços naturais e adequados a expressão do paciente. Depois da anamnese e exame clínico, o cirurgião começa a verificar a área onde serão necessários procedimentos, que normalmente é na estrutura ósteo-cartilaginosa nasal: dorso, ponta, aletas, columela e septo.

As correções da rinoplastia podem tratar um dorso elevado, uma ponta baixa, um desvio de septo ou uma deformidade gerada por um trauma ou doença, como a leishmaniose e os tumores de pele. A correção do distúrbio operatório é feita pela rinosseptoplastia. Para diminuir a distância entre as “asas” nasais, é feita a alectomia, que pode ser realizada isolada ou com a rinoplastia. Já a exorrinoplastia consiste em uma técnica que varia sua abordagem convencional, na qual se realizam incisões externas.

Para saber qual tipo de cirurgia de nariz realizar, o cirurgião analisa a anatomia, tipo de pele e variações de cicatriciais de cada paciente. No entanto, com a rinoplastia, os resultados são sempre individuais. Não é indicado se iludir com a confecção de um modelo de nariz, conforme de um ator ou atriz que o paciente conheça.

Uma grande influência ao resultado das rinoplastias de ponta é a pele, porque trabalharmos na ponta nasal contamos com a acomodação da pele na nova estrutura cartilaginosa. Quando a pele é grossa, há um tempo de espera um pouco mais demorado para que ela se acomode no rosto. Quando a pele é mais fina, ela acomoda mais rapidamente, proporcionando melhores resultados. Com menos de um ano de pós-operatório, ao resultados de rinoplastias não devem ser considerados definitivos.

Orientações Gerais

  • A partir do momento em que você estiver certo em realizar a cirurgia, procure marcar a data com a maior antecedência possível. Assim, toda a nossa equipe poderá se preparar em função da data pré-agendada.
  • Sempre que você tiver dúvidas, esclareça-as, e não deixe de marcar retornos ao consultório.
  • Para que na data da cirurgia os exames ainda estejam recentes, todos os pedidos de exames laboratoriais são feitos com antecedência, no limite máximo de 30 dias. Desta forma, qualquer alteração pode ser diagnosticada e tratada.
  • Junto com o pedido de exames laboratoriais, é solicitada também a avaliação de risco cirúrgico, que pode ser realizada por um de nossos cardiologistas.
  • O paciente também deve marcar uma consulta com a nossa psicóloga, mas este benefício fica a critério de cada paciente. Depois de marcada, a consulta com a psicóloga deve ser realizada entre 15 e 30 dias antes da cirurgia e avaliação objetiva, orientação e preparo psicológico para o pré e pós-operatório.
  • Os medicamentos e materiais prescritos na receita também devem ser adquiridos com antecedência, sendo importante levá-los no dia da cirurgia.

Técnica Cirúrgica

O procedimento a ser realizado será discutido com a paciente previamente. Durante a operação, o cirurgião adotará a técnica que mais se adequa ao tipo da mama e textura do tecido corporal. Durante o ato operatório o cirurgião pode até variar algumas táticas necessárias, tudo para garantir o melhor resultado. O tempo de cirurgia varia entre 30 e 150 minutos.

A rinoplastia consiste em corrigir distorções como, giba-nasal (hipertrofia do osso do nariz), tratamento da ponta globosa, afilamento da pirâmide nasal, correção de afundamentos e desvios, bem como elevação da ponta nasal, diminuição ou aumento do comprimento, etc. Na cirurgia pode ocorrer uma pequena fratura dos ossos nasais, que na maioria dos casos de rinoplastia se faz necessária.

O tempo de demora de uma cirurgia de nariz varia ente 30 e 90 minutos. Se houver a necessidade de um enxerto de cartilagem ou septoplastia, esse tempo pode ganhar mais 30 ou 60 minutos.

Um molde de alumínio e espuma colante – tala ou splint – ou de material termomoldável – aquaplast® – é colocado no nariz do paciente, permanecendo durante 7 a 14 dias, dependendo do tipo de cirurgia. Sob este molde são colocadas pequenas tiras de um esparadrapo especial chamado Tegaderm®. Quando retirado, as tiras são substituídas por Micropore®.

Anestesia

Nossa clínica utiliza a anestesia local com sedação ou geral. Procuramos dar preferência para a geral, isso porque é mais confortável para o paciente em cirurgias que se trabalha a face, uma vez que é necessário também uma pequena fratura dos ossos nasais. A anestesia é aplicada pelo nosso anestesiologista de ampla experiência com a técnica. Durante o período que o paciente estiver na clínica, é monitorado pelo anestesista, o que é de suma importância para a realização de nossas cirurgias.

Internação

Em mais da metade dos casos os pacientes recebem alta no mesmo dia, após um período de observação mínimo de oito horas, após a cirurgia.

Veja também!

cirurgiao plastico