Rejuvenescimento Facial

2 de dezembro de 2013 as 03:22

Uma das mais antigas lutas da humanidade é a pela juventude eterna.  A mídia tem contribuído bastante para essa exaltação. Quem lida com o público, a aparência envelhecida é prejudicial a sua profissão, porque vai além do rejuvenescimento por vaidade (que é benéfico) e chega ao desejo de ter uma melhor aparência.

 

Toda a atribulada vida nas cidades, a exposição prolongada da pele aos raios solares, o stress e a poluição provocam o envelhecimento precoce.

 

A luta contra o envelhecimento deve ser tão contínua quanto o seu processo natural. Portanto, o rejuvenescimento facial é um tratamento contínuo. Alguns dos procedimentos que devem precedê-lo são: os cuidados diários contra o sol, poluentes, cigarros e a limpeza e hidratação diária da pele, como o peeling químico e a toxina botulínica.

 

Para esclarecer, o lifting facial é um nome técnico utilizado para cirurgias estéticas realizadas na região do rosto. Elas tem o objetivo de tratar os sinais de envelhecimento facial. O procedimento divide-se em facial total ou ritidoplastia, havendo também o tratamento da região frontal (“testa”). Em muitos casos, há a necessidade de tratar as regiões palpebrais – Lifting Facial com blefaroplastia. Para reparar a região do pescoço, é feito o lifting cervical, às vezes com Plicatura do Platisma. Alguns outros procedimentos que podem ser realizados juntos ao lifting são: lipoaspiração de mento, lipoaspiração submandibular, lipoenxertia de sulco nasogeniano, dermatoabrasões, lifting de supercílio, etc.

 

Orientações Gerais

– A partir do momento em que você estiver certo em realizar a cirurgia, procure marcar a data com a maior antecedência possível. Assim, toda a nossa equipe poderá se preparar em função da data pré-agendada.

– Sempre que você tiver dúvidas, esclareça-as, e não deixe de marcar retornos ao consultório.

– Para que na data da cirurgia os exames ainda estejam recentes, todos os pedidos de exames laboratoriais são feitos com antecedência, no limite máximo de 30 dias. Desta forma, qualquer alteração pode ser diagnosticada e tratada.

– Junto com o pedido de exames laboratoriais, é solicitada também a avaliação de risco cirúrgico, que pode ser realizada por um de nossos cardiologistas.

– O paciente também deve marcar uma consulta com a nossa psicóloga, mas este benefício fica a critério de cada paciente. Depois de marcada, a consulta com a psicóloga deve ser realizada entre 15 e 30 dias antes da cirurgia e avaliação objetiva, orientação e preparo psicológico para o pré e pós-operatório.

– Os medicamentos e materiais prescritos na receita também devem ser adquiridos com antecedência, sendo importante levá-los no dia da cirurgia.

 

Técnica Cirúrgica

A ritidoplastia em linhas gerais é um procedimento de descolamento da pele e subcutâneo da face, seguida de uma rotação da pele e dos músculos, e ressecção dos excessos, com sutura da pele. A localização das cicatrizes é dependente do tipo de lifting executado e dos procedimentos associados. Assim, a incisão padrão localiza-se junto à borda anterior das orelhas, estende-se superiormente dentro da cabeleira e posteriormente em direção à cabeleira da nuca. Caso haja blefaroplastia, existirão incisões no sulco palpebral superior e/ou na borda ciliar inferior. Caso haja lipoaspiração, esta será realizada através de minúsculas incisões, localizada abaixo do queixo.

 

Caso trate-se de uma ritidoplastia, é acrescida uma incisão dentro da cabeleira da fronte. Sendo necessária uma lipoenxertia, a incisão é puntiforme e geralmente localizada no sulco nasogeniano. Finalmente, caso haja um lifting de supercílio, a incisão é realizada na área da sobrancelha. Ao longo do tempo as cicatrizes podem tornar-se muito discretas na maioria dos pacientes e enquanto isso não ocorre, recursos cosméticos como maquiagem e penteado adequados disfarçam o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. O tempo real de cirurgia é variável entre 120 e 240 minutos, em função da complexidade do caso e número de procedimentos associados. Em geral, o lifting facial sem blefaroplastia é mais rápido e a ritidoplastia é mais demorada.

 

Anestesia

 

Para a cirurgia de face, a anestesia pode ser local, com sedação ou geral. Geralmente damos preferência para a geral, isso porque é a mais confortável para o paciente, por ser uma cirurgia um pouco demorada, o que pode trazer desconforto postural ao paciente. O procedimento é feito pelo anestesiologista de nossa equipe que tem larga experiência com esta técnica. . Durante o período que o paciente estiver na clínica, é monitorado pelo anestesista, o que é de suma importância para a realização de nossas cirurgias.

 

Internação

 

Dependendo do tipo de lifting a ser realizado, o período de internação varia. De modo geral, mais da metade dos pacientes recebem alta na manhã do dia seguinte à cirurgia.

 

Orientações

 

A cirurgia de face, pálpebras e região cervical buscam o rejuvenescimento e retardação do envelhecimento. O procedimento mantém o resultado por volta de 5 a 10 anos. Raramente os pacientes, por um motivo ou outro, querem repetir a cirurgia antes do 5° ano. É natural a satisfação de muitos, que nunca desejam outra cirurgia. Alguns casos mais raros, que possuem uma quantidade alta de pele e rugas, é preciso realizar a cirurgia em dois tempos, para obter um melhor resultado. Mesmo sendo raro, caso esse seja o seu caso, nós o informaremos.

 

Tipos de Cicatrizes

 

Desenho genérico no local das cicatrizes e das áreas tratadas:

Veja também!

cirurgia plastica