Abdominoplastia

2 de dezembro de 2013 as 03:21

abdominoplastia-bh-plastica-barriga-bh

 

Conhecida como abdominoplastia ou dermolipectomia, a cirurgia do abdômen consiste em descolar a pele e a gordura da parede abdominal até o apêndice xifóide e rebordos costais. Assim, efetua-se a tração do retalho e retirada dos excessos de gordura e de pele da pessoa. Existem três tipos principais de abdominoplastia, variando conforme a região abdominal a ser tratada. A miniabdominoplastia trata-se da região inferior (abaixo do umbigo) do abdome anterior, onde não há a necessidade do reposicionamento umbilical, muito menos do tratamento do abdome superior (acima do umbigo). Tanto no procedimento de abdominoplastia total quanto no clássico, todo o abdome anterior é reposicionado ao umbigo.

A cirurgia de abdominoplastia alargada é um tratamento global do abdome que inclui os látero-posteriores. Este procedimento cirúrgico é mais comum em pessoas que têm grandes perdas de peso. A abdominoplastia alargada associa-se à dermolipodistrofia, uma vez que os pacientes deste procedimento apresentam uma incompetência da musculatura abdominal. Isso se dá pela diástase dos músculos reto-abdominais e oblíquos, que é basicamente um aumento da distância entre os ventres musculares. O tratamento para tal alteração é realizado frequentemente nas abdominoplastias total e alargada.

Orientações Gerais

  • A partir do momento em que você estiver certo em realizar a cirurgia, procure marcar a data com a maior antecedência possível. Assim, toda a nossa equipe poderá se preparar em função da data pré-agendada.
  • Sempre que você tiver dúvidas, esclareça-as, e não deixe de marcar retornos ao consultório.
  • Para que na data da cirurgia os exames ainda estejam recentes, todos os pedidos de exames laboratoriais são feitos com antecedência, no limite máximo de 30 dias. Desta forma, qualquer alteração pode ser diagnosticada e tratada.
  • Junto com o pedido de exames laboratoriais, é solicitada também a avaliação de risco cirúrgico, que pode ser realizada por um de nossos cardiologistas.
  • O paciente também deve marcar uma consulta com a nossa psicóloga, mas este benefício fica a critério de cada paciente. Depois de marcada, a consulta com a psicóloga deve ser realizada entre 15 e 30 dias antes da cirurgia e avaliação objetiva, orientação e preparo psicológico para o pré e pós-operatório.
  • Os medicamentos e materiais prescritos na receita também devem ser adquiridos com antecedência, sendo importante levá-los no dia da cirurgia.

Técnica Cirúrgica

A abdominoplastia parte de uma incisão na prega inguinal, buscando o máximo possível a cobertura da cicatriz no biquíni, existindo também a cicatriz no umbigo. Quando é necessário, em certos casos, a abdominoplastia é acompanhada da lipoaspiração. Normalmente, a cirurgia é feita entre 120 e 180 minutos.

Anestesia

Nossa clínica utiliza a anestesia peridural alta com sedação, que é aplicada pelo nosso anestesiologista de ampla experiência com a técnica. A vantagem desta anestesia é que ela não provoca irritação na garganta e quase não produz vômitos. Somente em casos excepcionais é que utilizamos a anestesia local ou geral. Durante o período que o paciente estiver na clínica, é monitorado pelo anestesista, o que é de suma importância para a realização de nossas cirurgias.

Internação

Em miniabdominoplastias, mais da metade dos casos os pacientes recebem alta no mesmo dia, após um período de observação mínimo de oito horas, após a cirurgia.

Em outros procedimentos, o paciente recebe a alta na manhã do dia seguinte. Em casos excepcionais, em 48 horas.

Veja também!

cirurgia plastica