Abanoplastia

2 de dezembro de 2013 as 03:20

A orelha em abano é uma alteração no formato das concavidades e ângulos do pavilhão auricular. O aspecto está presente na pessoa desde o seu nascimento.

Essa alteração na orelha pode provocar complexos na vida de muitas pessoas e, por vezes, distúrbios de comportamento mais sérios. Quem possui orelhas em abano, muitas vezes desenvolve problemas sociais que se iniciam na escola primária, quando os amiguinhos da criança comentam e fazem chacotas devido a aparência das orelhas. Para que tais transtornos não percorram por toda a vida da pessoa, o ideal é que a correção cirúrgica seja realizada o mais cedo possível, a partir dos sete anos de idade, quando a formação do pavilhão auricular já está completa.

 

Orientações Gerais

– A partir do momento em que você estiver certo em realizar a cirurgia, procure marcar a data com a maior antecedência possível. Assim, toda a nossa equipe poderá se preparar em função da data pré-agendada.

– Sempre que você tiver dúvidas, esclareça-as, e não deixe de marcar retornos ao consultório.

– Para que na data da cirurgia os exames ainda estejam recentes, todos os pedidos de exames laboratoriais são feitos com antecedência, no limite máximo de 30 dias. Desta forma, qualquer alteração pode ser diagnosticada e tratada.

– Junto com o pedido de exames laboratoriais, é solicitada também a avaliação de risco cirúrgico, que pode ser realizada por um de nossos cardiologistas.

– O paciente também deve marcar uma consulta com a nossa psicóloga, mas este benefício fica a critério de cada paciente. Depois de marcada, a consulta com a psicóloga deve ser realizada entre 15 e 30 dias antes da cirurgia e avaliação objetiva, orientação e preparo psicológico para o pré e pós-operatório.

– Os medicamentos e materiais prescritos na receita também devem ser adquiridos com antecedência, sendo importante levá-los no dia da cirurgia.

 

Técnica Cirúrgica

Para sua segurança, a técnica de abordagem cirúrgica será discutida previamente com você. Desta forma, o cirurgião pode empregar o procedimento que melhor se enquadra ao seu caso especificamente, variando com táticas que se fizerem necessárias no ato operatório.

 

A técnica da abanoplastia resume-se primeiramente em uma incisão na porção posterior (parte de trás) das orelhas, onde são feitas as alterações dos ângulos necessários para se obter um bom posicionamento do pavilhão auricular. Normalmente, o tempo de cirurgia varia entre 60 e 120 minutos.

 

Anestesia

A anestesia utilizada pela nossa equipe é a local, com sedação nos adolescentes e adultos e geral em crianças. O nosso anestesiologista tem ampla competência com as técnicas. Outro procedimento de suma importância é o paciente ser monitorado pelo anestesista durante todo o período cirúrgico.

 

Internação

Em mais da metade dos casos os pacientes recebem alta no mesmo dia, após um período de observação mínimo de oito horas, após a cirurgia.

Veja também!

cirurgia plastica