Vou perder a sensibilidade dos seios após uma mamoplastia de aumento?

29 de setembro de 2020 as 16:55

sensibilidade-dos-seiosA sensibilidade dos seios é um dos aspectos que mais preocupa as mulheres que desejam se submeter à cirurgia de mamoplastia de aumento.

 

Existe uma falsa crença generalizada sobre a perda de sensibilidade nas mulheres, que modificou a anatomia de seus seios.

 

Nas primeiras semanas, alguns pacientes percebem menos sensibilidade no peito, mas é temporária, aos poucos vai se recuperando.

 

Mas afinal, qual é a causa da redução temporária da sensibilidade mamária? Você saberá no nosso artigo de hoje!

 

Sensibilidade adicional na área do mamilo (hipersensibilidade)

 

Quando realizada por um cirurgião plástico qualificado que se especializa neste procedimento, a maioria dos pacientes fica extremamente feliz com o resultado do aumento do seio e experimenta muito pouco, se houver, efeitos colaterais.

 

Para alguns pacientes, nos dias ou semanas imediatamente após a cirurgia, pode ser notada sensibilidade adicional na área do mamilo.

 

Isso é normal e se deve ao alongamento da área próxima aos nervos durante a cirurgia. Felizmente, essa sensibilidade extra irá embora à medida que os tecidos continuam a cicatrizar.

 

O risco de sensibilidade extra é pequeno e normalmente não é permanente.

Perda de sensibilidade do mamilo (hipossensibilidade)

 

Outra pergunta que alguns pacientes podem fazer é se perderão a sensação do mamilo ou se sentirão dormência nessa área.

 

Felizmente, esse efeito colateral é extremamente raro nas técnicas de aumento de mamas atuais, quando realizadas por um cirurgião plástico certificado e experiente.

 

Na verdade, menos de 1% dos pacientes de aumento de mama, experimentam dormência, ou perda de sensibilidade prolongada nos mamilos.

 

Se você optar por uma cirurgia de aumento ou redução significativa da mama, no entanto, o risco desse efeito colateral é um pouco maior (mas ainda muito baixo).

 

Isso ocorre porque mais tecido está sendo removido ou manipulado durante esse tipo de procedimento.

Como evitar a perda de sensibilidade

 

O controle do tamanho dos implantes torna-se essencial nesse aspecto. Tem sido demonstrado pela prática e por diversas investigações, que o uso de próteses mamárias adequadas à fisionomia do paciente alcança um resultado mais natural e reduz o risco de complicações.

 

Para que você tenha ideia de como será sua nova aparência, recomenda-se o uso de simuladores em três ou quatro dimensões.

 

Se os implantes forem excessivamente grandes, a aparência será menos natural, e talvez um nervo seja afetado, causando a perda de sensibilidade temporária.

E o que fazer para diminuir a sensibilidade nos seios

 

Segundo alguns profissionais, uma leve massagem sobre as próteses, pode ser bastante eficaz em favorecer a recuperação da sensibilidade das mamas, já que desta forma elas são reajustadas pelo toque após o término da cirurgia.

 

A drenagem linfática manual, realizada logo após a intervenção, também facilita esse aspecto.

 

Na dúvida, o recomendável é sempre consultar o seu cirurgião para certificar-se de que esses efeitos colaterais estão dentro da normalidade para o seu caso.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou quer saber melhor como funciona a cirurgia e a recuperação? Entre em contato com a gente para tirar todas as suas dúvidas!

 

Você pode gostar também de ler: qual é a melhor posição do implante de mama?

Veja também!