Requisitos de peso para abdominoplastia

7 de janeiro de 2019 as 17:11

abdominoplastiaUma dúvida frequente entre pacientes que se submeterão a cirurgias estéticas é saber se terão ou não que perder peso antes da cirurgia plástica?

 

Bom… Não existe nenhum protocolo firmado a respeito do peso ideal para se submeter a uma cirurgia plástica.

 

O que é consenso entre todos os especialistas é que, quanto mais próximo do peso ideal, melhor será esse resultado e que pacientes com obesidade apresentam muitos riscos associados à cirurgia.

 

Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto nesse artigo.

 

Os prós e contras da abdominoplastia

 

Muitas pessoas optam pela abdominoplastia quando a dieta e o exercício físico não “achatam” a barriga o que acontece com mais frequência em casos de gravidez múltipla ou após perda significativa de peso.

 

Existem três tipos principais de cirurgia de abdominoplastia:

 

Abdominoplastia completa:  é realizada cortando o abdome do osso ilíaco ao osso do quadril. O umbigo é movido. A pele, tecido e músculo são contornados. Além disso, tubos de drenagem podem ser colocados sob a pele por alguns dias.

Parcial ou miniabdominoplastia: geralmente dura menos de duas horas, não envolve a realocação do umbigo, e é realizada em pacientes que têm depósitos de gordura abaixo do umbigo.

 

Reverter abdominoplastia: envolve uma incisão sendo feita ao longo da parte inferior dos seios (ao invés de perto ou abaixo do umbigo).

 

Como no caso de uma abdominoplastia tradicional, o excesso de pele e gordura é removido e a pele remanescente é redescoberta.

 

Não é uma solução para perda de peso

 

A abdominoplastia não substitui a dieta e o exercício como forma de perder gordura abdominal.

 

Não é um procedimento de perda de peso. A cirurgia destina-se a reestruturar e fortalecer o músculo na parede abdominal e remover um pouco de sobra de gordura e pele.

 

É ideal para pessoas que já estão próximas de seu peso estável, ou seja, não pretendem perder mais peso após a cirurgia e mantêm o mesmo peso por várias semanas.

 

Se eu estiver tomando algum remédio para emagrecer, posso fazer cirurgia plástica?
As medicações para regime devem ser suspensas cerca de 20 dias antes do ato cirúrgico.

 

O médico deve ser informado sobre todos os medicamentos utilizados no período pré-operatório – nem que seja um comprimido para gripe.

 

Lembre-se de que, durante a cirurgia, são administrados anti-inflamatórios antibióticos e analgésicos.

 

Há sempre o risco de algum ativo não ser compatível com o que foi ingerido anteriormente – o que pode provocar uma reação perigosa.

 

Obesidade aumenta riscos da cirurgia

 

Em qualquer operação o excesso de peso apresenta certos riscos que podem resultar tanto da anestesia quanto do próprio procedimento.

 

Dessa forma, mesmo que fazer abdominoplastia acima do peso seja possível em alguns casos, é preciso ter me mente que os quilos a mais também representam riscos a mais que estarão envolvidos na cirurgia.

 

É por isso que, em geral, recomenda-se primeiro emagrecer e estar dentro de uma faixa de peso saudável antes de realizar esse tipo de cirurgia plástica – já que essa é uma condição que não apenas permite resultados melhores, mas também oferece mais segurança.

 

Se você é clinicamente obeso, então corre um risco maior de complicações e infecções na cicatrização de feridas.

 

Ainda com dúvida? Veja mais: saiba mais sobre a cirurgia de abdominoplastia

 

Para saber se você está apto a fazer uma abdominoplastia, a dica é agendar uma avaliação presencial aqui na nossa clínica e aproveitar para conhecer todas as outras opções de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos que temos para te oferecer.

Veja também!