Por que é importante a fisioterapia no pós-operatório de cirurgia plástica?

14 de junho de 2017 as 16:31

pos-operatorioDe acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país que mais faz procedimentos cirúrgicos estéticos, perdendo somente para os Estados Unidos.

 

Mais de 1.000.000 de procedimentos cirúrgicos estéticos são realizados no Brasil a cada três anos, lotando os consultórios de cirurgiões plásticos.

 

Toda cirurgia pode trazer complicações e mesmo que a cirurgia plástica seja considerada uma cirurgia limpa, ela não é uma exceção.

Principais complicações de uma cirurgia plástica

As complicações mais comuns que envolve uma cirurgia plástica são:

 

– Seroma;

– Equimose;

– Hematoma;

– Fibroses;

– Edema;

– Deiscência.

 

Tendo em vista estas complicações, a fisioterapia é essencial no pós-operatório de cirurgias plásticas, e os cirurgiões plásticos têm recomendado cada vez mais para uma melhor recuperação. Seguindo as indicações médicas, o risco de complicações é praticamente nulo.

Cirurgia plástica: os benefícios da fisioterapia no pós-operatório

As técnicas de intervenção da fisioterapia após a cirurgia plástica estimulam a eliminação de nódulos fibróticos no tecido subcutâneo, atenuam as aderências teciduais, melhoram a textura da pele, reduzem o edema, recuperam as áreas com hipoestesias e favorecem a recuperação mais rápida do paciente para que ele retorne ativo nas suas atividades cotidianas.

Recursos fisioterapêuticos adotados no pós-operatório de cirurgias plásticas

Após a cirurgia plástica, o fisioterapeuta atua com recursos de radiofrequência, mobilização tecidual, LED, TENS, ultrassom de 3MHz, lazer de baixa frequência, fisioterapia respiratória e cinesioterapia, tudo isso com o intuito de minimizar as sequelas que incidem nos tecidos durante o processo de cicatrização.

A fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória é indicada para o pós-operatório de abdominoplastia, pois após a cirurgia haverá disfunções pulmonares.

 

A fisioterapia respiratória auxilia no tratamento de complicações pulmonares, com o intuito de melhorar a mecânica respiratória.

A cinesioterapia

A cinesioterapia é de extrema necessidade no pós-operatório, pois trata o paciente de maneira integral e auxilia nos movimentos de todo o corpo.

 

Pensando em realizar um procedimento estético? O Dr. Lúcio Gama e toda sua equipe está prontamente preparado para melhor lhe atender.

 

Agende agora mesmo a sua consulta, aguardamos você!

Veja também!

cirurgia plastica