Período pós-operatório da lipoaspiração

17 de janeiro de 2020 as 16:25

pós-operatório da lipoaspiraçãoSe você se submeteu recentemente ou pensou em fazer uma lipoaspiração, certamente já pensou: como será o período pós-operatório após a lipoaspiração? Quanto tempo levarei para me recuperar? Que hábitos podem favorecer ou prejudicar meu período pós-operatório da lipoaspiração?

 

Bom, como todo procedimento cirúrgico, a lipoaspiração demanda alguns cuidados no pós-operatório. Tanto para que você se recupere, quanto para que o resultado seja o melhor possível.

 

 

No artigo de hoje, oferecemos algumas respostas para suas dúvidas sobre o período pós-operatório da lipoaspiração.

Recuperação de lipoaspiração

 

Uma vez removida a gordura localizada cirurgicamente, inicia-se o período pós-operatório da lipoaspiração.

 

O cirurgião explicará todos os detalhes para obter uma recuperação ideal após a lipoaspiração, mas é importante observar que, nesta fase, é essencial proteger as áreas tratadas pela lipoaspiração e é por isso que você usará bandagens de compressão.

 

Durante o período pós-operatório da lipoaspiração, alguns sintomas momentâneos, como:

 

  • sentindo-se fraco e tonto, por isso é aconselhável que alguém o acompanhe em casa quando receber alta do hospital;
  • inflamação e inchaço;
  • ardor;
  • contusões;
  • irregularidades menstruais durante o primeiro mês.

 

No pós-operatório, são definidos os resultados da lipoaspiração, motivo pelo qual é importante seguir os cuidados recomendados pelo especialista.

Dicas para uma boa recuperação no período pós-operatório da lipoaspiração

 

Primeiro de tudo, você deve depositar total confiança no especialista e fazer qualquer pergunta durante a recuperação da lipoaspiração.

 

Cada pessoa e cada corpo são únicos, portanto, existem diferenças individuais nesse processo.

 

Mesmo assim, uma recuperação correta após a lipoaspiração requer uma série de cuidados que podem ser classificados em três estágios:

 

1ª etapa: cuidados imediatos após a lipoaspiração

 

  • beba bastante água;
  • mantenha o descanso por um período mínimo de 4 dias;
  • não aplique frio ou calor na área intermediária;
  • evite o consumo de tabaco e álcool durante as primeiras 48 horas;
  • para reduzir o risco de sangramento, evite tomar aspirina e outros medicamentos (consulte o especialista sobre o medicamento que você pode tomar).

 

2ª etapa: indicações que devem ser mantidas durante toda a recuperação após a lipoaspiração

 

  • Levante-se devagar quando estiver sentado ou deitado, para evitar desequilíbrios e movimentos bruscos;
  • mantenha as roupas de compressão até que o especialista indique, pois, elas ajudam a reduzir o desconforto;
  • Assim que você se sentir confortável andando, comece a fazê-lo. O habitual é deixar passar 48 horas após a intervenção, pois a movimentação impedirá a acumulação de líquidos;
  • Faça exercícios físicos a partir do quinto dia, desde que comece com uma intensidade leve e o aumento seja progressivo. Isso ajudará seu corpo a ganhar força e estabilidade mais rapidamente;
  • respeita as sessões de recuperação estabelecidas pelo médico.
  • Lave as mãos antes de fazer curativos nas incisões para manter uma boa higiene e evitar infecções. Também evita o uso de tiras, pois as feridas cicatrizam mais cedo se expostas ao ar.
  • Durante a primeira semana após a cirurgia, em seu banheiro pessoal, você pode tomar um banho, mas não pode mergulhar na banheira, piscina ou no mar, pois podem causar infecções.
  • Faça massagens na área de intervenção para promover a circulação e a drenagem (após consultar o especialista).
  • Evite que a área tratada tome sol por um período mínimo de três meses. Dessa forma, as chances de manchas na pele aparecem.

 

3ª etapa: aconselhamento a longo prazo

 

Depois de ter se recuperado totalmente e ter terminado o período pós-operatório da lipoaspiração, você deve adotar hábitos saudáveis permanentemente, mantendo uma dieta saudável e se exercitando regularmente para manter os resultados da lipoaspiração.

Quando posso apreciar os resultados da lipoaspiração?

 

A recuperação da lipoaspiração é rápida e suportável, sendo assim, você poderá ingressar no trabalho e em suas rotinas diárias em pouco tempo.

 

No entanto, para obter os resultados definitivos, é preciso esperar um pouco mais: cerca de 6 meses devem passar antes que os hematomas desapareçam completamente, a inflamação seja remitida e a recuperação esteja completa.

 

É importante ressaltar que a lipoaspiração é uma técnica que requer cirurgiões especializados, certificados e com ampla experiência, capazes de se desenvolver com profissionalismo não apenas na sala de operações, mas também no monitoramento e recuperação de cada paciente, dando a cada um particular.

 

Aqui na nossa clínica, você pode se colocar nas mãos dos melhores especialistas em lipoaspiração e dizer adeus à gordura acumulada definitivamente.

 

Leia também:

Entenda os principais cuidados com o procedimento da lipoaspiração

Veja também!