Outubro Rosa: evento promove conscientização sobre o câncer de mama

8 de outubro de 2015 as 12:18

outubro rosaO mês de outubro está aí e você já deve ter percebido uma iluminação diferente nos principais monumentos e prédios públicos da cidade. É isso mesmo, o Outubro Rosa promove essa linda conscientização acerca da prevenção contra câncer de mama.

Somente em 2015, no Brasil, houve 58 mil novos casos da doença diagnosticados. Segundo as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 1,38 milhões de novos casos de câncer de mama e, junto a isso, um triste saldo de 458 mil mortes pela doença por ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma em cada 12 mulheres poderá apresentar um tumor nos seios até completar os 90 anos de idade. Isso mostra o quanto a atenção à saúde se faz extremamente necessária.

O que fazer?

Atitudes simples como o autoexame é um dos passos para avaliar se existe algum nódulo ou qualquer outro fator que levante alguma suspeita; algo que não esteja normal.  Além disso, existe tanto o exame clínico de mama, que é recomendado para mulheres com menos de 49 anos, quanto a mamografia.  Esse último voltado para detectar lesões em fase inicial. Ele é realizado em um aparelho de raios-X, que comprime a mama da paciente com a finalidade de fornecer melhores imagens para análise do médico. Estima-se que só a mamografia seja responsável pela diminuição de 30% da mortalidade em mulheres acima dos 50 anos.

Fatores de risco

Determinados hábitos são responsáveis pelo aumento do risco de ser diagnosticado com a doença: obesidade, abuso de bebidas alcoólicas, colesterol alto, sedentarismo, dieta desregrada (sobretudo alimentos ricos em sal e os enlatados) e até mesmo a vida estressada do dia a dia.

Prevenção salva, sim!

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. É importante frisar que a faixa etária de 40 a 59 anos é mais indicada para a realização da mamografia, a cada dois anos. Então, cuide de sua saúde.

Veja também!