Otoplastia: a cirurgia de orelha de abano

10 de julho de 2018 as 21:30

otoplastiaMuitas pessoas, desde a infância, não estão satisfeitas com o tamanho ou a forma das orelhas. As crianças podem ser provocadas na escola; e adultos podem se esforçar para esconder a imperfeição com seu cabelo ou usando chapéus.

 

Felizmente, a otoplastia, também conhecida como cirurgia plástica de orelha, está prontamente disponível para corrigir esse problema. O procedimento só deve ser realizado por um cirurgião plástico experiente.

 

Se você estiver interessado em fazer uma cirurgia plástica nas orelhas, é importante que você esteja bem informado de todos os detalhes pertinentes antes de prosseguir.

 

Convidamos você a continuar lendo esse artigo para se familiarizar com o procedimento.

 

Como é feito?

Atualmente, existem várias maneiras de remodelar as orelhas. Uma envolve cortar a cartilagem (o principal componente estrutural) da orelha. Outra envolve dobrar e costurar a cartilagem em vez de cortá-la. Neste último cenário, a pele é cortada em vez de cartilagem.

 

Em ambos os casos, seu cirurgião começará fazendo uma pequena incisão na parte posterior da orelha, permitindo o acesso à cartilagem para o procedimento necessário. Após a conclusão da cirurgia, o local da incisão será fixado com pontos.

 

O que esperar e como se preparar

Na sua consulta, você poderá discutir todas as suas expectativas com o seu cirurgião. Juntos, você pode decidir qual opção é melhor para você ou para seu filho. É importante ficar em casa pelo menos uma semana após a cirurgia.

 

A cirurgia dura em geral cerca de duas a três horas, dependendo da complexidade do procedimento. Se a sua situação exigir um procedimento mais complexo, pode levar até mais de três horas. Seu cirurgião irá detalhar tudo isso para você.

 

Se você é um adulto, seu cirurgião provavelmente usará anestesia local com um sedativo. Uma criança provavelmente receberá anestesia geral (dormente) para garantir que ele não possa se movimentar durante a operação.

 

A maioria das otoplastias é realizada no consultório do cirurgião ou em um ambulatório.

 

Recuperação

Quando tiver alta, sua cabeça estará enfaixada. É muito importante que você siga as instruções do seu médico sobre como lidar com a bandagem para garantir uma recuperação tranquila.

 

O paciente usará curativo por pelo menos três dias, ou mais. O cirurgião irá instruí-lo sobre quanto tempo será obrigado a usá-lo e como melhor administrá-lo enquanto ao dormir.

 

 

Complicações e efeitos colaterais

Como em qualquer cirurgia, existem riscos. Com a otoplastia, as complicações mais incomuns podem incluir infecção ou coágulos sanguíneos. No entanto, as complicações são raras e a maioria das pessoas está extremamente satisfeita com os resultados.

 

Pode ocorrer dor e inchaço, mas é prescrito um analgésico, se necessário, e um antibiótico prescrito em alguns casos, como medida preventiva contra a infecção.

 

Após a cirurgia de remodelação da orelha, entre em contato o médico imediatamente se:

  • sentir febre.
  • tiver sangramento excessivo ou inchaço;
  • tiver algum trauma no seu local cirúrgico.

 

Benefícios da Cirurgia

Os pacientes irão experimentar uma série de benefícios da cirurgia de otoplastia, incluindo:

  • o procedimento é seguro – pouco ou nenhum risco envolvido;
  • pode corrigir uma grande variedade de imperfeições auditivas;
  • as crianças podem evitar provocações nas escolas;
  • melhora a confiança e a autoestima;
  • melhora as condições emocionais e psicológicas;
  • cicatrizes mínimas;
  • resultados de aparência natural

 

Para saber mais sobre a cirurgia, incluindo o custo os riscos associados, é importante falar com um cirurgião plástico experiente.

 

Ligue para a nossa clínica através do telefone (31) 3291-0108 e marque uma consulta com o nosso cirurgião.

Veja também!

cirurgia plastica