Ninfoplastia ou cirurgia intima

30 de julho de 2018 as 13:16

ninfoplastiaA ninfoplastia é uma cirurgia plástica que visa reduzir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina.

 

A cirurgia é feita principalmente em casos de desconforto estético ou mesmo dor durante a relação sexual.

 

Quando indicado, a cirurgia íntima feminina também pode alterar o tamanho e a forma dos grandes lábios.

 

Acompanhe nesse post como é feito o procedimento!

 

Para quem é indicada

 

A ninfoplastia pode ser realizada em mulheres em que os pequenos lábios:

 

  • são maiores do que o normal;
  • provocam desconforto durante as relações sexuais;
  • aumentam o volume nas roupas;
  • causam desconforto, vergonha ou baixa autoestima.

 

De qualquer forma, antes de decidir fazer a cirurgia, deve-se falar com o médico e esclarecer todas as dúvidas.

Como é feita a cirurgia

 

A anestesia de rotina ou peridural é geralmente usada com sedação simples para que a mulher durma durante o procedimento. Como opção, você ainda pode usar apenas anestesia local com sedação. Nestes casos, é possível deixar o hospital no mesmo dia.

 

O cirurgião remove parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. São dados pontos, normalmente absorvíveis, isto é, não precisam ser removidos depois. Cicatrizes são geralmente discretas.

 

O procedimento dura, em média, de 40 minutos a uma hora e meia. Por se tratar de uma pequena cirurgia, o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

 

Quais os benefícios da ninfoplastia

 

A ninfoplastia melhora a autoestima de mulheres que têm vergonha do seu corpo e que se sentem mal por ter os lábios maiores do que o normal, previne infecções porque os pequenos lábios com grande volume podem levar ao acúmulo de secreções de urina que pode causar infecções e porque existe uma maior fricção e formação de feridas.

 

Além disso, melhora também o desempenho sexual, já que lábios muito grandes podem causar dor durante o contato íntimo ou constrangimento da mulher perante o parceiro.

 

Pós-operatório

 

O período pós-operatório da redução dos grandes lábios geralmente não é doloroso, e apenas analgésicos comuns são prescritos.

 

Há um inchaço moderado da região, que geralmente regride em torno de 14 dias. Podem ocorrer equimoses locais (púrpura), que também regridem em torno de 14 dias.

 

O retorno ao trabalho pode ocorrer após dois a três dias de cirurgia, evitando esforço físico.

 

Possíveis efeitos colaterais

 

Na maior parte dos casos a cirurgia não tem efeitos colaterais nem causa dor, no entanto, em casos raros pode ocorrer sangramentos logo após a realização da cirurgia devido à alta irrigação do local, infecções e deficiências na cicatrização.

 

Sensibilidade

 

A região pode ter sensibilidade diminuída após a cirurgia, mas a sensibilidade retorna após a cicatrização (cerca de 30 dias). Sensibilidade durante a relação sexual não será alterada.

 

Alguns pacientes ainda relatam aumento da sensibilidade, mas não se sabe se existe algum fator psicológico para essa sensação.

 

Quem não deve fazer

 

A Cirurgia íntima não tem contraindicações absolutas, no entanto, como em qualquer cirurgia, indivíduos com doenças crônicas como:

 

  • diabetes;
  • hipertensão e insuficiência cardíaca devem evitar procedimentos cirúrgicos.

 

Pacientes com infecção devem ser submetidos a tratamento antes de serem submetidos à cirurgia.

 

Há também uma recomendação especial para fumantes: abstinência por dois a três meses antes da cirurgia.

 

Finalmente, mulheres com hipertensão, diabetes ou asma devem ser avaliadas sobre o risco de cirurgia.

 

 

Resultado

 

Como toda cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre após seis meses, tempo para a maturação da cicatriz. Mas 80% do resultado já é alcançado após dois meses de cirurgia.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a cirurgia de Ninfoplastia pode avaliar se ela pode ser realizada para melhorar sua vida pessoal e sua autoconfiança. Agende uma consulta: clique aqui!

Veja também!