Lipoaspiração ajuda a emagrecer?

14 de março de 2018 as 14:46

LipoaspiraçãoA procura pelo procedimento estético de lipoaspiração é frequente, sobretudo por motivações relacionadas ao emagrecimento e a busca pelo corpo com uma silhueta mais harmônica.

 

Mas será que de fato, a lipoaspiração contribui com o emagrecimento? Tema recorrente tanto em redes sociais quanto em fóruns da internet e no dia a dia das pessoas, a questão entre lipoaspiração e emagrecimento costuma acarretar em discussões e dúvidas.

 

Para procurar elucidar esse questionamento, preparamos o post de hoje. Nos acompanhe e confira!

Perder peso antes da cirurgia é uma recomendação comum

Se levarmos em conta o fato de que boa parte dos médicos especialistas nesse método de cirurgia invasiva recomenda às pacientes, dependendo do caso, perder alguns quilos antes de realizar o procedimento, podemos concluir que mesmo indiretamente, a lipoaspiração ajuda sim a emagrecer.

 

No entanto, é bom não deixar de lado o foco da cirurgia de lipoaspiração, que não costuma ser o emagrecimento do paciente, mas sim, remodelar o contorno corporal e extrair a gordura localizada, por exemplo.

 

A questão da obesidade merece atenção especial quanto ao procedimento estético mencionado, por se tratar de uma cirurgia contraindicada em casos de obesidade ou de pessoas que estão acima do peso ideal.

 

Na verdade, a lipoaspiração costuma ser indicada em situações de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, tais como:

 

  • Costas;
  • Braços;
  • Barriga;
  • Coxas;
  • Flancos.

 

Ou seja, de acordo com necessidades específicas de cada paciente, adota-se o método com foco em determinada área do corpo, em busca de suprir o desejo estético de cada indivíduo.

 

Sendo assim, não é coerente falarmos que a lipoaspiração se trata de um método cirúrgico para emagrecer, porém, ele pode contribuir para tal efeito.

 

No entanto, se a paciente não adotar uma dieta balanceada posteriormente, e após o período pós-operatório de repouso, não retomar a atividade física, é comum que a gordura localizada retorne e que se ganhe quilos extras.

 

Veja também!