A importância da drenagem linfática no pós-operatório

10 de abril de 2015 as 14:03

drenagem linfática no pós-operatórioToda cirurgia plástica depende de tratamentos posteriores para que o paciente atinja mais rapidamente, e de forma saudável, o resultado tão almejado.  A drenagem linfática é uma das técnicas mais infalíveis no auxílio do pós-operatório. Ela é usada para diminuir a quantidade de líquidos que o corpo passa a produzir após uma cirurgia.

 

A drenagem é recomendada para diversos fins: remoção de hematomas, alívio de dores, redução de possíveis fibroses, no desenvolvimento do processo de cicatrização e também da recuperação. Essa técnica é considerada imprescindível em casos de abdominoplastia, lipoaspiração, mamoplastia, hidrolipoaspiração, blefaroplastia, rinoplastia, ritidoplastia, mastectomia total ou parcial.  Casos de implante de silicone também são situações que permitem a drenagem linfática.

 

No entanto, a cautela deve ser adotada para que tudo dê certo. Recomenda-se que a drenagem seja feita em todo o corpo para que haja um estímulo da circulação linfática. É importante também que o profissional fique atento à região operada, já que naturalmente essa parte fica mais dolorida pela ação sofrida através da cirurgia. Com isso, os movimentos da massagem tendem a ser mais suaves. Através disso pode haver a diminuição do processo inflamatório.

 

A drenagem quando feita manualmente tem mais eficácia do que aquelas realizadas por meio de aparelhos mecânicos. Claro que a segunda opção também serve como alternativa, isso vai do critério de cada pessoa. Vale lembrar que antes do tratamento, o paciente deve conversar com o médico cirurgião para que este dê orientações que favoreçam a melhor opção para  o pós-operatório.

 

Para se ter uma noção do quão recomendável é uma drenagem linfática, vale dizer que esta técnica é indicada para gestantes, na diminuição dos sintomas da TPM, no combate à celulite (quando está no início) e até para quem quer emagrecer, já que ocorre a redução do líquido retido no corpo e, consequentemente, a diminuição de todo aquele inchaço.

Veja também!