Exercícios físicos x próteses de mama: Cuidados com a malhação

28 de novembro de 2014 as 12:30

proteses de mamaO aumento de mama é uma excelente solução para ter os seios que você sempre sonhou. Se você vai realizar ou já realizou esse procedimento, precisa entender os cuidados especiais que podem interferir na sua rotina de exercícios físicos. A maioria das mulheres acha que suas atividades após colocar próteses de mama serão basicamente as mesmas, mas há algumas pequenas diferenças, até que você volte ao seu ritmo normal.

 

Exercício após a cirurgia

 

Durante o período de recuperação imediatamente após a cirurgia de aumento de mama, sua rotina de exercícios será limitada. Separe um ou dois dias para deixar o seu corpo descansar completamente, mesmo se você se sentir bem o suficiente para o exercício. Mas não permaneça na cama por muito tempo. Um pouco de exercício, de forma bem lenta, ajuda a curar e a voltar à sua rotina completa mais rápido.

 

Comece fazendo caminhadas curtas. Limite o seu movimento do braço, e não exagere. Você pode fazer alguns exercícios de alongamento das pernas, por exemplo. Com o tempo, você poderá estender suas caminhadas e passar para exercícios de baixo impacto, como o uso de uma máquina elíptica ou bicicleta ergométrica, contanto que você não use seus braços. A natação é proibida por quatro semanas (ou mais, dependendo do tipo de procedimento realizado).

 

Na terceira semana, você pode começar a fazer exercícios que abrangem sua cintura, parte superior das costas e braços, mas você deve evitar o uso de seus músculos peitorais. Você não deve aumentar a sua frequência cardíaca ou pressão arterial, para eliminar o risco de complicações e interferência em seus resultados.

 

Até o final da quarta semana, a maioria de suas restrições será banida, e você poderá voltar à sua rotina normal, da maneira que você se sentir confortável.

 

Efeitos do aumento de mama nos esportes

 

A maioria das mulheres não vai notar muita diferença dos implantes mamários durante suas rotinas normais, mas existem algumas atividades que podem ser afetadas pelas próteses de mama.

 

Se você é uma corredora, você pode notar alguma diferença em termos de equilíbrio e peso do seu corpo. Se você usar um sutiã de suporte apropriado, sua velocidade e resistência provavelmente não serão afetadas, e o exercício não vai afetar a longevidade de seus resultados.

 

Nadadoras relatam que é preciso tempo para se acostumar com as mudanças na flutuabilidade e resistência relacionada aos seus implantes mamários. As mulheres nos mais altos níveis de concorrência podem ver uma ligeira redução em seu ritmo.

 

Algumas jogadoras de tênis com implantes mamários sentem o seu backhand ser um pouco afetado, mas a maioria não.

 

Boxeadoras podem ser as mais afetadas. Atualmente, a Associação Internacional de Boxe (AIBA) proíbe as mulheres com implantes de participar de competições.

 

Se você tem mais dúvidas sobre como a prótese de mama pode afetar a sua rotina, clique aqui e agende uma consulta com o Dr. Lúcio Gama. Você pode falar com ele sobre seus hábitos e ele responderá a todas as suas perguntas.

 

Veja também!