Exercícios após cirurgia plástica – tudo deve ser planejado

29 de janeiro de 2018 as 10:19

exercíciosDas dúvidas mais frequentes referente à cirurgia plástica, a questão da retomada da prática esportiva é uma constante.

 

Afinal, muito se fala a respeito do tempo ideal  que se deve respeitar, entre o pós-operatório e a volta ao cotidiano normal, onde a paciente retorna às suas atividades, inclusive aos exercícios físicos.

 

Se você também faz parte do grupo de pessoas que nutre dúvidas a respeito dos cuidados necessários quanto a fazer exercícios físicos depois uma intervenção estética, fique de olho neste post, onde buscaremos suprir os principais questionamentos a respeito.

 

Exercícios após cirurgia plástica: essencial para intervenções estéticas relacionadas ao contorno corporal

 

Sobretudo em relação aos procedimentos com foco no contorno do corpo, caso de lipoescultura e até mesmo lipoaspiração, executar treinos físicos pode atuar de forma a otimizar os resultados conquistados por meio da cirurgia.

 

No entanto, é extremamente importante fazer um planejamento neste sentido, anteriormente à cirurgia.

 

Além de cada especificidade dos procedimentos estéticos adotados, o que por si só já implica em diferentes tipos de cuidados e atenção, cada pessoa possui um organismo diferente e estilo de vida específico, ou seja, o planejamento da retomada (ou em alguns casos, início) da prática física, não costuma seguir um “padrão” para todas as pacientes.

 

Adaptação pós-operatória

 

O fato é que após a cirurgia plástica, o corpo necessita de determinado tempo para se adaptar e se acostumar à nova condição, e com isso, se recuperar do procedimento cirúrgico.

 

Somente após este período, respeitando as condições de cada paciente e a natureza de cada tipo de procedimento, se torna possível retomar, de forma gradativa, a realização de alguns tipos de movimentos.

 

A retomada da prática física deverá ser de acordo com cada caso, sendo fundamental que a paciente siga todas as recomendações médicas para que a cirurgia possa ser bem-sucedida e a recuperação pós-operatória mais rápida.

 

Prática física pode ajudar a tonificar músculos

 

Para resultados otimizados em relação à cirurgia plástica, adotar um estilo de vida pautado na prática de exercícios físicos é importante. Isto porque procedimentos que visam a melhoria da silhueta, sobretudo aqueles que retiram camadas de gordura, tonificar os músculos pode contribuir com a estética corporal.

 

Uma boa alternativa para quem busca além de um estilo de vida mais benéfico e saudável, resultados positivos em relação à cirurgia plástica, é estar em boas condições físicas antes mesmo de realizar o procedimento estético.

 

Além de contribuir com a aparência de uma barriga mais reta, e sem flacidez, os exercícios físicos podem melhorar a tonificação muscular, evitando assim a flacidez, por exemplo.

 

Muito embora, como dissemos, não há um padrão de tempo para que seja feito o retorno à rotina de exercícios, em linhas gerais, após a retirada dos pontos e de acordo com cada método cirúrgico adotado, em alguns casos, o período de 2 semanas pode ser o bastante para que a paciente possa fazer algum tipo de movimento físico.

 

Geralmente, são exercícios considerados mais leves, como por exemplo, caminhadas, bike com marcha leve, etc.

 

Veja também!