Como é a mastectomia? Entenda esta cirurgia muito realizada por homens trans

29 de setembro de 2017 as 14:17

mastectomiaAntes com o foco mais direcionado às questões de patologia maligna nas mamas, o procedimento cirúrgico denominado mastectomia atrai cada vez mais, um outro tipo de público: os homens trans.

 

Inadaptados com seu corpo, sobretudo em relação ao tamanho do seio, a prática da retirada das mamas é o sonho de muitos que buscam viver em harmonia com sua identidade de gênero.

Entenda como é a mastectomia 

Se tempos atrás, o mais comum era a busca de mulheres transexuais para aumentar os seios colocando próteses de silicone, hoje é comum também a situação oposta: homens transexuais buscando a retirada da mama, haja vista que os seios são entendidos como símbolo da feminilidade, o que se torna incompatível com a identificação de gênero destas pessoas.

 

Também conhecida como mamoplastia masculinizadora, a adoção da mastectomia tem se tornado popular e funciona da seguinte forma:

 

  • O intuito é reduzir ao máximo a mama, em um grau onde o tórax fica com aparência masculina;
  • Neste caso, a retirada das mamas é via de regra, total, por meio de diferentes técnicas. O uso da mais adequada varia de acordo com cada caso específico, por isso, conversar com o médico cirurgião é fundamental;
  • Em casos recentes de transexualidade, pode ser necessário um aval assinado por um profissional psiquiatra ou psicólogo, para embasar a realização da mastectomia, certificando-se que o paciente está seguro quanto esta necessidade.
  • A cirurgia pode levar cerca de uma hora, até uma hora e meia. É aplicada anestesia raquidiana ou geral;
  • Na maior parte das situações, basta de 1 a 2 dias de internação;
  • Em alguns casos específicos, pode ser usado um tio de dreno;
  • Depois de aproximadamente 7 a 10 dias do procedimento, o paciente deve-se dirigir à consulta de retorno;
  • Dirigir e praticar exercícios físicos somente após a liberação médica.

 

Dúvidas sobre o procedimento? Agende agora mesmo uma consulta e esclareça-as comigo!

Veja também!

cirurgia plastica