Cirurgia estética: o que você deve saber

22 de novembro de 2019 as 18:11

cirurgia estéticaA cirurgia estética, um ramo da cirurgia plástica que inclui procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, pode parecer uma maneira fácil de tirar “anos” de sua aparência ou melhorar seu físico.

 

No entanto, a cirurgia estética tem riscos e limitações. Se você está pensando em fazer uma cirurgia plástica, aqui está o que você precisa saber!

Fatores a considerar na cirurgia estética

A cirurgia estética muda sua aparência alterando ou remodelando partes do corpo que funcionam normalmente, mas que não parecem da maneira que você deseja. Porém, antes de prosseguir com a cirurgia estética, lembre-se:

 

Suas expectativas: antecipe a melhoria, não a perfeição. Se você espera que a cirurgia estética faça de você uma estrela de cinema, certamente ficará desapontado.

 

Não conte com cirurgia para salvar um relacionamento difícil, obter uma promoção ou melhorar sua vida social.

 

Despesas: a maioria das cirurgias estéticas não é coberta pelos planos de saúde. O custo varia de acordo com o procedimento.

 

Além disso, você deve considerar o custo de qualquer assistência de acompanhamento ou procedimentos corretivos adicionais.

 

Riscos: é possível não ficar satisfeito após qualquer tipo de cirurgia estética. Complicações cirúrgicas também são possíveis, incluindo sangramento excessivo ou infecção no local da cirurgia.

 

Recuperação: após a cirurgia estética, você pode precisar de dias, semanas ou até meses para se recuperar.

 

Entenda os efeitos físicos que podem fazer parte da sua recuperação, bem como a cirurgia pode afetar aspectos de sua vida pessoal e profissional.

 

Além disso, se você fuma, seu médico provavelmente recomendará que você pare de fumar cerca de três meses antes da cirurgia e durante a recuperação para minimizar o risco de complicações.

 

Como encontrar um cirurgião plástico qualificado

Se você decidir fazer uma cirurgia estética, provavelmente terá suas opções de cirurgião. Escolha um cirurgião especializado no procedimento que você deseja executar e que seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia PlásticaTenha bastante cuidado com certificações enganosas.

 

Encontro com o cirurgião

Após escolher o cirurgião plástico, agende várias consultas com o seu especialista. Seu cirurgião avaliará a parte do seu corpo que você deseja tratar e compartilhará seu histórico médico, fará uma lista de todos os medicamentos que você está tomando e conversará sobre seus desejos e expectativas.

 

Durante a consulta inicial, pergunte ao cirurgião o seguinte:

 

  • Sou um bom candidato para este procedimento? Porque ou, porque não?
  • Existem outros tratamentos além da cirurgia que podem funcionar tão bem, ou melhor para mim?
  • Quantas vezes você executou este procedimento? Quais foram os resultados?
  • Você pode compartilhar fotos ou diagramas antes e depois para me ajudar a entender o procedimento e os resultados esperados?
  • O efeito desejado pode ser alcançado em um único procedimento ou vários procedimentos são planejados?
  • Quais são as opções cirúrgicas? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?
  • Os resultados serão permanentes?
  • Que tipo de anestesia será usada? Como isso vai me afetar?
  • Quanto tempo ficarei no hospital?
  • Quais são as possíveis complicações?
  • Como meu progresso será monitorado após a cirurgia? De que cuidados de acompanhamento precisarei? Quanto tempo de recuperação posso esperar?
  • Quanto custará o procedimento?

 

Quanto mais você conversar com seu cirurgião para definir metas específicas, mensuráveis ​​e atingíveis antes da cirurgia estética, maior a probabilidade de você ficar satisfeito com os resultados.

 

Lembre-se, mesmo que você tenha encontrado um cirurgião que goste a um preço acessível, a decisão de se submeter a uma cirurgia estética é apenas sua.

 

Portanto, certifique-se de estar confortável com o cirurgião e comprometido com suas opções de tratamento.

 

Leia também:

Como tirar o máximo proveito de sua consulta sobre cirurgia plástica

Veja também!

cirurgia plastica