7 curiosidades sobre a rinoplastia

30 de setembro de 2015 as 12:16

rinoplastiaA rinoplastia, a cirurgia plástica destinada à correção do nariz, se popularizou muito ao longo das últimas décadas. Não é muito difícil encontrar uma pessoa que optou por esse procedimento. Uma coisa ninguém pode negar: assim como o cabelo, o nariz determina o rosto de qualquer pessoa. A presença desse importante componente facial mexe com a autoestima de muita gente. Isso justifica tamanha procura, pois todo mundo quer ficar bonito. Confira aqui 7 curiosidades sobre a rinoplastia.

 

1)  Existe idade ideal para realizar a rinoplastia?

Sim, aconselha-se que a pessoa faça essa cirurgia a partir dos 18 anos. Antes disso existe a possibilidade de o nariz se desenvolver mais.

 

2)  A rinoplastia é puramente estética?

Não, embora a procura pela modalidade seja para ajustar o nariz esteticamente, a rinoplastia também auxilia pacientes que têm dificuldades de respiração. A medicina moderna oferece melhorias que abrangem a estética e a saúde.

 

3)  Quais e quantas são as técnicas disponíveis da rinoplastia?

Existem duas: a aberta e a fechada. A aberta consiste na realização de uma incisão por dentro do nariz e outro pequeno corte na columela. A técnica fechada, por sua vez, trata-se de incisões somente na parte interior do nariz. É bem verdade que o procedimento aberto permite maior controle do médico em relação ao que está sendo feito, o campo de visão do profissional fica muito melhor nesse caso.

 

4)  Rinoplastia para aumentar o nariz: mito ou verdade?

Verdade. É possível aumentar o nariz através da cirurgia. Há duas possibilidades: a utilização de enxerto de cartilagem ou até mesmo próteses.

 

5)  O nariz para de crescer em determinada fase da vida: mito ou verdade?

Mito. O nariz tende a aumentar de tamanho no decorrer da vida. A orelha também passa pelo mesmo processo. Ambos são formados por cartilagens.

 

6)  O resultado final pode ser percebido rapidamente?

Não. A rinoplastia é uma cirurgia plástica e depende de cuidados e paciência. É necessário obedecer e seguir a todas as orientações médicas. Outro detalhe é utilizar compressas frias para diminuir o inchaço, normal nas primeiras semanas.

 

7)  Qual faixa etária predomina na procura pela rinoplastia?

Predominantemente, pessoas de 20 a 25 anos. Mas a idade pode variar também.

Veja também!

cirurgia plastica